terça-feira, 17 de junho de 2014

Vinte anos da Copa de 1994


Sexta-feira, dia 17 de junho de 1994. Esta data para você tem algum significado especial?

Pode ser que você tenha menos de vinte e cinco anos de idade, mas nesse mesmo dia há vinte anos era dado o pontapé inicial para a Copa do Mundo de 1994, realizada nos Estados Unidos.

Foi um torneio bastante inusitado, para começar, o país anfitrião era muito pouco familiarizado com o esporte bretão. O futebol tinha a preferência maior entre os imigrantes latinos que viviam na América. Também outro fato incomum foi o horário das partidas. A maioria delas disputadas às onze horas da manhã e debaixo de um sol acima dos quarenta graus, para atender à exigência da transmissão internacional.

O jogo que abriu as portas da décima quinta edição foi Alemanha X Bolívia, disputado no estádio Solier Field, em Chicago. Os alemães venceram os sul-americanos por 1X0, gol de Jurgen Klinsmann.

Confira algumas curiosidades desta Copa que foi tão marcante, principalmente para nós brasileiros, por causa do tetra levantado diante da Itália:

*Nove estádios sediaram os jogos do Mundial de 1994. A maioria teve de ser adaptada para a prática do futebol, já que possuíam marcas para o futebol americano.

* Três seleções estrearam na Copa de 1994: Grécia, Nigéria e Arábia Saudita.

*Um dos gols mais bonitos da história dos mundiais foi de autoria do centroavante árabe Said Al-Owairan. O jogador da Arábia Saudita partiu com a bola do meio de campo e driblou meio time belga, inclusive o goleiro.

*Apesar de disputar a terceira Copa do Mundo, foi a primeira vez que a Bolívia se classificou por meio de eliminatória, deixando para trás o Uruguai. Aquela geração boliviana era inesquecível, liderada por Marco Etcheverry.

* A Copa do Mundo de 1994 registrou a maior temperatura em uma partida. Alemanha e Coreia do Sul se enfrentaram debaixo de um calor de 46 graus.

*A maior surpresa foi a Bulgária, que não disputava uma Copa desde 1966 e jamais havia vencido uma partida. Em 1994, sob a batuta de Stoichkov, os búlgaros chegaram às semi-finais.

*A maior decepção ficou com a Colômbia. Após fazer uma campanha perfeita nas Eliminatórias Sul-Americanas, chegou a ser apontada como favorita. Mas na Copa, foi eliminada na primeira fase e o zagueiro Andreas Escobar foi assassinado após voltar a seu país de origem.

*Roger Milla, de Camarões é o jogador mais velho a disputar um Mundial: 42 anos.

* Foi a última Copa de Diego Maradona. O craque argentino foi acusado de dopping, chegando a ser retirado de campo durante uma partida contra a Nigéria.

*A final entre Brasil X Itália foi a primeira a ser decidida nos pênaltis.

*Um dos artilheiros da 15ª Copa do Mundo foi o russo Oleg Salenko, com seis gols, cinco deles marcados em uma partida contra Camarões, que terminou em 6X1.

*O mascote da Copa foi o cachorrinho Striker (foto).

*Após a Copa do Mundo, os Estados Unidos resolveram investir forte na prática do futebol, ou "soccer", como eles chamam. Em 1995 foi criada a MLS (Major League Soccer).

Um comentário:

  1. Parabéns, Léo. São informações interessantíssimas para quem não tinha nem nascido em 94. Eu mesma desconhecia muitos destes acontecimentos. Inclusive estou aqui pensando na Copa de 2018, Paulo Baier vai quebrar o recorde desse Roger Milla. Kkkk.
    Gostei muito, adoro quando futebol mistura-se com história, até porque se recordar é viver, tomar conhecimento do passado é também fazer dos exemplos experiência de vida.

    ResponderExcluir