Sexta-feira, dia 17 de junho de 1994. Esta data para você tem algum significado especial?
Pode ser que você tenha menos de vinte e cinco anos de idade, mas nesse mesmo dia há vinte anos era dado o pontapé inicial para a Copa do Mundo de 1994, realizada nos Estados Unidos.
Foi um torneio bastante inusitado, para começar, o país anfitrião era muito pouco familiarizado com o esporte bretão. O futebol tinha a preferência maior entre os imigrantes latinos que viviam na América. Também outro fato incomum foi o horário das partidas. A maioria delas disputadas às onze horas da manhã e debaixo de um sol acima dos quarenta graus, para atender à exigência da transmissão internacional.
O jogo que abriu as portas da décima quinta edição foi Alemanha X Bolívia, disputado no estádio Solier Field, em Chicago. Os alemães venceram os sul-americanos por 1X0, gol de Jurgen Klinsmann.
Confira algumas curiosidades desta Copa que foi tão marcante, principalmente para nós brasileiros, por causa do tetra levantado diante da Itália:
*Nove estádios sediaram os jogos do Mundial de 1994. A maioria teve de ser adaptada para a prática do futebol, já que possuíam marcas para o futebol americano.
* Três seleções estrearam na Copa de 1994: Grécia, Nigéria e Arábia Saudita.
*Um dos gols mais bonitos da história dos mundiais foi de autoria do centroavante árabe Said Al-Owairan. O jogador da Arábia Saudita partiu com a bola do meio de campo e driblou meio time belga, inclusive o goleiro.
*Apesar de disputar a terceira Copa do Mundo, foi a primeira vez que a Bolívia se classificou por meio de eliminatória, deixando para trás o Uruguai. Aquela geração boliviana era inesquecível, liderada por Marco Etcheverry.
* A Copa do Mundo de 1994 registrou a maior temperatura em uma partida. Alemanha e Coreia do Sul se enfrentaram debaixo de um calor de 46 graus.
*A maior surpresa foi a Bulgária, que não disputava uma Copa desde 1966 e jamais havia vencido uma partida. Em 1994, sob a batuta de Stoichkov, os búlgaros chegaram às semi-finais.
*A maior decepção ficou com a Colômbia. Após fazer uma campanha perfeita nas Eliminatórias Sul-Americanas, chegou a ser apontada como favorita. Mas na Copa, foi eliminada na primeira fase e o zagueiro Andreas Escobar foi assassinado após voltar a seu país de origem.
*Roger Milla, de Camarões é o jogador mais velho a disputar um Mundial: 42 anos.
* Foi a última Copa de Diego Maradona. O craque argentino foi acusado de dopping, chegando a ser retirado de campo durante uma partida contra a Nigéria.
*Um dos artilheiros da 15ª Copa do Mundo foi o russo Oleg Salenko, com seis gols, cinco deles marcados em uma partida contra Camarões, que terminou em 6X1.
*O mascote da Copa foi o cachorrinho Striker (foto).
*Após a Copa do Mundo, os Estados Unidos resolveram investir forte na prática do futebol, ou "soccer", como eles chamam. Em 1995 foi criada a MLS (Major League Soccer).
*Após a Copa do Mundo, os Estados Unidos resolveram investir forte na prática do futebol, ou "soccer", como eles chamam. Em 1995 foi criada a MLS (Major League Soccer).
Parabéns, Léo. São informações interessantíssimas para quem não tinha nem nascido em 94. Eu mesma desconhecia muitos destes acontecimentos. Inclusive estou aqui pensando na Copa de 2018, Paulo Baier vai quebrar o recorde desse Roger Milla. Kkkk.
ResponderExcluirGostei muito, adoro quando futebol mistura-se com história, até porque se recordar é viver, tomar conhecimento do passado é também fazer dos exemplos experiência de vida.